sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cineminha

Para o final de semana minha recomendação é: assista 'The Dreamers' (Os sonhadores), um filme de 2003, do talentoso diretor Bernardo Bertolucci, quem já assistiu sabe sobre as maravilhosas atuações de Eva Green e do excelentíssimo Louis Garrel. Sem dúvida um filme conceitual, não vou falar muito do que se passa, para não criar espectativas, mas com certeza vale assistir, só ou acompanhado.
O que posso informar desde já é que o conteúdo do filme tem bastante erotismo, estão não convide sua família para assistir, esse é um filme adulto.
Conheci Bertolucci pelo excelente 'Beleza Roubada', poesia pura do início ao fim, com fotografia impecável, em colinas que são quase inacreditáveis, eu tinha esse DVD em casa, mas emprestei e sabe, né? Ele sumiu por aí. Bernardo Bertolucci fez o filme que, para além de polêmicas e equívocos, se consolidou na história do cinema como uma espécie de crônica terminal sobre as ilusões seculares do amor e a insondável ambiguidade dos corpos e dos sexos: "O Último Tango em Paris"(1972). Com "Os Sonhadores", ele regressa a Paris para ajustar contas com as raízes de tudo isso. Maio de 68? Sim, sem dúvida. Está tudo lá: os estudantes, as greves, as barricadas, a violência da polícia. Mas está também algo que confere um outro sentido a tudo isso: o amor ao cinema. Isto porque o diretor italiano, um dos primeiros a assumir a herança da Nouvelle Vague francesa (lembremos o emblemático "Antes da Revolução", rodado em 1964), consegue essa coisa rara e preciosa que é filmar a cinefilia como uma verdadeira filosofia de vida.
'The dreamers', não é um filme novo, mas muitas pessoas não o conhecem, tenho que dizer que a história prende do início ao fim. Para quem adora cinema, esta é uma grande oportunidade - de aprender cinema com a historia do filme, e de aprender cinema com o filme. Mais uma obra prima, um clássico de Bernardo Bertolucci.


Então bom filme!




Sinopse:
Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

Ficha técnica:
título original:The Dreamers
gênero:Drama
duração:02 hs 10 min
ano de lançamento:2003
direção: Bernardo Bertolucci
fotografia:Fabio Cianchetti

3 comentários:

Unknown disse...

curtindo cinema europeu?? boas influencias, coisa boa.
vou ver se consigo assistir esse final de semana. :)

Grazi disse...

Sempre curti! E esse filme já assisti 10x eu acho!

Guilherme Gomes Ferreira disse...

esse é o filme da minha vida, e o louis garrel é um gostoso! hahaha


acho tão poética a fotografia, a atuação, nossa, esse filme transpira voluptuosidade...

e "Beleza Roubada" ainda não assisti, deu vontade agora!!